Notícias

24/06 | Seminário estadual sobre manejo florestal da caatinga.

 

A Associação Plantas do Nordeste (APNE) no quadro do Contrato 04/2012 com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), em colaboração com o Serviço Florestal Brasileiro e os órgãos estaduais de Meio Ambiente dos Estados de Pernambuco (CPRH), Paraíba (SUDEMA), Rio Grande do Norte (IDEMA), Ceará (SEMACE), Piauí (SEMAR) e Bahia (INEMA), irá realizar nas sedes das respectivas OEMAs o Seminário estadual sobre manejo florestal da caatinga.

 

17/04 | II Workshop Pau-brasil

 

No período de 13 à 15 de abril do corrente foi realizado no Campus da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, o II Vorkshop do Projeto Pau-Brasil (Conservação e promoção do Pau-brasil no Nordeste brasileiro). No evento foram abordados assuntos como a legislação vigente, anatomia da madeira, utilização do pau-brasil por arqueiros de violino, iniciativas realizadas para a conservação e estudo do pau-brasil, além de uma explanação do andamento do Projeto que a APNE desenvolve nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

24/02 | APNE em parceria com o INSA e o MMA/SFB realiza evento sobre inserção do manejo florestal sustentável da caatinga na agricultura familiar.

 

Nos próximos dias 02 a 04 de março ocorrerá o evento para discutir e propor ações de inserção do manejo florestal sustentável da caatinga na agricultura familiar. O evento será realizado no INSA em Campina Grande e contará com a participação de agricultores, representantes de movimentos sociais, ONGs, órgãos públicos e de pesquisa. Ao todo se espera em torno de 70 participantes. 

09/02 | Seminário: Contribuições do FSA Caixa para o Polo Gesseiro do Araripe - Recife/PE

 

A Associação Plantas do Nordeste o convida para o Seminário: “Contribuições do Fundo Socioambiental da Caixa Economica para o Polo Gesseiro do Araripe”. O seminário será realizado em Recife - PE, no dia 05 de março de 2015, às 9h00 no Auditório do IPA.

O Seminário propõe demonstrar os avanços e melhorias que foram proporcionados no Pólo Gesseiro através do apoio do FSA CAIXA aos Projetos.

05/02 |Curso de Capacitação “Inserção do manejo florestal nas unidades produtivas do Crédito Fundiário”

 

A Associação Plantas do Nordeste (APNE) no quadro do Contrato 03/2013 com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB - MMA) e em colaboração com o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE), irá realizar o Curso de Capacitação “Inserção do manejo florestal nas unidades produtivas do Crédito Fundiário” a ser realizado em Serra Talhada no período de 10 e 11 de fevereiro de 2015, conforme programação em anexo.

30/01 | Seminário: Contribuições do FSA Caixa para o Polo Gesseiro do Araripe

 

A Associação Plantas do Nordeste o convida para o Seminário: “Contribuições do Fundo Socioambiental da Caixa Economica para o Polo Gesseiro do Araripe”. O seminário será realizado em Araripina- PE, no dia 24 de fevereiro de 2015, às 18h00 no Auditório doSEBRAE.

O Seminário propõe demonstrar os avanços e melhorias que foram proporcionados no Pólo Gesseiro através do apoio do FSA CAIXA aos Projetos

16/01 - 2º intercambio - Contrato 03/2013 com o Serviço Florestal Brasileiro 

 

A APNE realizou em 16/12/2014 no STR em Serra Talhada-PE o 2º intercambio no quadro do Contrato 03/2013 com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB – MMA). Participaram as associações que detém PMFS bem como o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Serra talhada.

 

Foram abordados os pontos positivos e negativos da implementação do manejo, a  comercialização, a certificação digital, o CAR e a assistência técnica.

10/11 - Encontro de Viveiristas da Chapada do Araripe

 

No período de 05 a 08 de novembro de 2014 foi realizado o Encontro de Viveiristas da Chapada do Araripe reunindo os principais atores envolvidos na produção de mudas e recuperação de áreas degradadas da região. No dia 06 de novembro, Frans Pareyn apresentou palestra sobre a Condução da regeneração natural onde foram abordados tópicos sobre a capacidade de regeneração da Caatinga, dinâmicas de diversidade observadas em áreas manejadas entre outros.

 

10/10 - APNE realiza 6º Curso de Manejo Florestal da Caatinga.

 

 

Nos dias 2 e 3 de outubro de 2014, foi realizado o Curso de Manejo Florestal Sustentável na Caatinga, para alunos do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Esse curso é o sexto curso realizado no quadro do Projeto de promoção do manejo florestal junto a assentamentos na região do Araripe, apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa.

02/09 - Seminário: Potencial Energético

 

Foi realizado, no quadro do Projeto IMPLEMENTAÇÃO DE MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR NA MESORREGIÃO DA CHAPADA DO ARARIPE, na noite de 02 de setembro, o Seminário: Potencial Energético através da biomassa florestal no polo gesseiro e ceramista da região do Araripe, nas dependências da FACIAGRA (Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina).

14/03 - Workshop sobre Pau Brasil é realizado em Recife

 

Nos dias 26 e 27 de março será realizado na Fundação Cecosne em Recife-PE o Workshop Conservação, repovoamento e reflorestamento com Pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.). Este evento está sendo promovido pela UFRPE em colaboração com a APNE, no quadro da sua parceria com a IPCI (International Pernambuco Conservation Initiative), e tem o apoio da FACEPE.

20/03 - Manejo em Unidade de Conservação, uma alternativa possível

 

 

Parece contraditório, mas realizar a exploração madeireira, dentro de uma área de conservação é viável do ponto de vista legal e sustentável. A atividade de manejo em uma Unidade de Conservação, por exemplo, é regulamentada pelas leis ambientais e desde que esteja compatível com os critérios do código florestal brasileiro pode sim acontecer.

20/01 - Cariri tem primeiro Plano de Manejo aprovado

 

 

No município de Jati no Ceará, região do Cariri, cerca de 170 famílias da Associação dos Agricultores do Assentamento Baixa Grande, já estão sendo beneficiadas pelo projeto de Implementação de Manejo Florestal Familiar e Comunitário na Mesorregião do Araripe.Em dezembro do ano passado, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), aprovou o primeiro plano de manejo do projeto no Cariri. 

09/01| Iniciadas Capacitações em Convivência com o Semiárido

 

Começa na segunda quinzena de janeiro mais uma etapa das capacitações do Projeto de Implementação de Manejo Florestal Familiar e Comunitário na Mesorregião do Araripe. Desta vez a proposta é promover cursos de convivência com o Semiárido nos assentamentos contemplados pelo projeto. O objetivo das capacitações consiste em ampliar a formação de assentados e técnicos de ATER além do manejo florestal sustentável - objeto central do projeto - visando a sua melhor integração com outras atividades produtivas no semiárido, buscando somar no uso sustentável das propriedades e na geração de emprego e renda. A primeira fase das capacitações em convivência será realizada nos dias nos dias 15 e 16 de janeiro na Fazenda Urtiga, sítio Lagoa do Urubu, no Centro do Caatinga , em Ouricuri.

01/08 - Matriz energética e sustentabilidade são discutidas durante a 5ª Expogesso

 

O município de Trindade sediou nos dias 25, 26 e 27 de julho, a 5ª Exposição e Feira Internacional das Indústrias de Gesso, principal acontecimento no calendário de eventos da cidade. Para empresas do segmento, a Expogesso representa uma estratégia de potencializar ações de negócios e investimentos além de trazer a oportunidade de promover o incremento no setor através da qualificação, inovação e tecnologia.

09/07 - APNE fortalece diálogo para efetivação de estratégias de combate a desertificação junto à ASA

 

A Associação Plantas do Nordeste (APNE) registrou participação no encontro da coordenação estadual da Articulação do Semiárido (ASA) de Pernambuco, ocorrido nesta quarta-feira (03/07) em Araripina – PE. Ao todo dezesseis entidades membros da coordenação, estiveram reunidas para discutir junto à ASA, o desenvolvimento dos programas institucionais, uso de ferramentas e planejamento de atividades do fórum. 

14/03 - Workshop sobre Pau Brasil é realizado em Recife

 

Nos dias 26 e 27 de março será realizado na Fundação Cecosne em Recife-PE o Workshop Conservação, repovoamento e reflorestamento com Pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.). Este evento está sendo promovido pela UFRPE em colaboração com a APNE, no quadro da sua parceria com a IPCI (International Pernambuco Conservation Initiative), e tem o apoio da FACEPE.

03/01| APNE participa da XV Semana de Engenharia Florestal da UFRPE

 

Durante os dias 17 a 20 de dezembro de 2012, no Recife, aconteceu a XV Semana de Engenharia Florestal promovida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com o tema O Mercado de Trabalho e a Empregabilidade dos Engenheiros Florestais, o evento trouxe para estudantes, professores, alunos e profissionais palestras, mesas redondas, trabalhos e minicursos relacionados à temática. O engenheiro florestal da Associação Plantas do Nordeste (APNE), Felipe Rabelo, levou para o momento a experiência da organização que, há 18 anos, desenvolve trabalhos de manejo florestal na Caatinga brasileira.

19/09| Planos de manejo florestais visam conservação ambiental e incentivo social e econômico na região da Chapada do Araripe
012

Na mesorregião da Chapada do Araripe, que abrange os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, iniciou-se um Projeto para implementação de manejo florestal em Assentamentos da Reforma Agrária. A atividade é uma iniciativa da Associação Plantas do Nordeste (APNE) em parceria com o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) e o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor). Prevista para acontecer nos próximo dois anos, a ação é financiada pela Caixa Econômica Federal, através do Fundo Socioambiental, e tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

APNE - Associação Plantas do Nordeste 

Rua Dr. Nina Rodrigues, 265 - Iputinga - Recife - Pernambuco | CEP: 50.731-280 | 00 55 (81) 3271.4256

  • facebook-square