Workshop sobre Pau Brasil é realizado em Recife

Nos dias 26 e 27 de março será realizado na Fundação Cecosne em Recife-PE o Workshop Conservação, repovoamento e reflorestamento com Pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.). Este evento está sendo promovido pela UFRPE em colaboração com a APNE, no quadro da sua parceria com a IPCI (International Pernambuco Conservation Initiative), e tem o apoio da FACEPE.



O workshop pretende, a partir de experiências locais e de outras regiões do país, avaliar, discutir e definir, por um lado, sistemas de plantios heterogêneos e modelos de sistemas agroflorestais (SAF) e, por outro, modelos e metodologias de reintrodução do Pau-brasil em fragmentos naturais. Esses sistemas permitirão produzir de forma eficiente e sustentável a matéria prima (madeira) para os seus consumidores (principalmente produtores de arcos de violino), bem como, permitirão promover a adequada conservação e reintrodução da espécie no seu habitat natural, contribuindo assim para tirar a espécie da lista de ameaçadas de extinção. Os sistemas definidos pelos especialistas orientarão iniciativas de plantio e reintrodução da espécie por atores interessados. De forma imediata, os modelos definidos serão implementados no quadro da parceria acima citada nos estados de PE, PB e RN a partir de 2012.

Adicionalmente, o workshop, que reunirá um grupo restrito de atores e especialistas com atuação consolidada com a espécie do país e de fora, permitirá a criação de uma rede de promoção do Pau-brasil. Dessa forma, o workshop oferecerá, ainda, uma contribuição fundamental para apoiar, na sua fase inicial de criação, o Programa Nacional de Conservação do Pau-brasil, com subsídios ofertados em termos de metas e estratégias.

O Pau-brasil, árvore que deu o nome ao país, encontra-se atualmente classificada na categoria “em perigo” na lista vermelha da IUCN bem como está na Lista Oficial das Espécies da Flora brasileira ameaçadas de Extinção (IN do MMA). No exterior, o Pau-brasil também é conhecido com “Pernambuco tree”, ressaltando a importância histórica do nosso estado para a espécie.

APNE - Associação Plantas do Nordeste 

Rua Dr. Nina Rodrigues, 265 - Iputinga - Recife - Pernambuco | CEP: 50.731-280 | 00 55 (81) 3271.4256

  • facebook-square