top of page

Notas

20/05 | Participação no IV Simpósio de mudanças climáticas e desertificação no semiárido brasileiro



Está sendo realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2015 na Embrapa Semiárido em Petrolina – PE, o IV Simpósio de mudanças climáticas e desertificação no semiárido brasileiro, com o objetivo de reunir e divulgar os conhecimentos científicos que orientem as futuras ações de pesquisa e desenvolvimento relacionadas às ações de adaptação e mitigação das mudanças climáticas no Semiárido brasileiro. Na oportunidade, a APNE participa com a apresentação do pôster “Manejo dos recursos florestais para combate à desertificação – o caso de Pernambuco – Brasil”. O trabalho será apresentado no horário de 17h – 17h30min do dia 19 de maio de 2015 e aborda as novas alternativas que estão sendo consideradas pela APNE para viabilizar o manejo florestal sustentável da caatinga e o uso sustentado dos algarobais espontâneos no Sertão de Pernambuco.

 

08/01 | Reunião Rede de Manejo Florestal da Caatinga



Em novembro de 2014, foi realizada, em Recife, a reunião do Comitê Técnico da Rede de Manejo Florestal da Caatinga com a participação de representantes das diversas Universidades do Nordeste, como UFPI, UFRPE, UFPE, UESB, UFS, UFERSA, UFCG, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Serviço Florestal Brasileiro e da APNE.

Entre os pontos abordados na reunião podemos destacar:

  • a apresentação, discussão e validação da análise de regeneração em PMFS selecionados no bioma Caatinga (APNE-Funbio);

  • apresentação da modelagem de Century (Tiago Althoff - UFPE) a partir dos dados da ESEC;

  • apresentação da distribuição de raízes em área de Caatinga (Eliza Albuquerque - UFRPE);

  • apresentação, discussão e encaminhamento da análise de dados da Rede de Manejo Florestal da Caatinga e elaboração de documento técnico pelo Consultor SFB/FAO (Enrique Orellana);

  • situação atual da RMFC e previsão de apoio e medições para 2014/2015.

 

Como resultado podemos destacar a possibilidade da publicação de um livro com os dados da RMFC, assim como a possibilidade do apoio do SFB para as medições da RMFC em 2015 no quadro de um projeto FAO (Carta de Acordo com a APNE). A proposta inclui a medição de todas as áreas (parcelas permanentes + subparcelas), bem como a elaboração de equações de biomassa e volume para a Caatinga (metodologia de sítios).

 

27/06 | Seminário em Serra Talhada irá apresentar resultados do contrato 03/2013 



O serviço Florestal Brasileiro (SFB) em conjunto com a Associação Plantas do Nordeste, irá realizar no dia 01 de Junho de 2014, às 09h 30 min na câmara dos vereadores de Serra Talhada-PE o seminário de apresentação dos resultados do contrato 03/2013 “Prestação de assistência técnica para a implementação e condução de Planos de Manejo Florestal Sustentáveis em 17 (dezessete) assentamentos da reforma agrária no estado de Pernambuco”. O seminário visa à apresentação e discussão dos resultados da assistência técnica para o manejo florestal em projetos de assentamentos no estado de Pernambuco e busca um diálogo entre os diversos atores envolvidos com o tema.

 

27/06 | Assentados assistidos pela APNE farão visita a Embrapa Semiárido em Petrolina – PE
 

Será realizada no dia 16.07.14 na Embrapa Semiárido em Petrolina – PE, uma visita de representantes das associações assistidas pela APNE do contrato junto ao Serviço Florestal Brasileiro, dos municípios de Serra Talhada, Betânia, Floresta, Ingazeira, Belém de São Francisco, Orocó e Serrita. A visita tem por objetivo mostrar às associações, práticas bem sucedidas que possam ampliar a capacidade e o conhecimento em identificar alternativas produtivas adicionais ao manejo florestal, inclusive com potencial de integração à atividade de manejo e de geração de emprego e renda nos próprios assentamentos.

 

25/06 | Credenciamento de Laboratórios de Análise de Sementes Florestais



Durante o  VII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, que ocorreu entre os dias 18 e 19 de Setembro de 2013, em Florianópolis, SC, compondo a programação do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes, foi feita a explanação pela Engenheira Agrônoma Angélica Polenz – Laboratório MAPA da necessidade de manutenção de registros e aferições processos e equipamentos, para o credenciamento de Laboratórios de Análise de Sementes Florestais.Foi também, discutida a ampliação de esforços e investimentos financeiros para a viabilização de uma Rede de Laboratórios que permitam a certificação de sementes florestais de espécies nativas. 

 

Ficou sob minha responsabilidade, levantar a demanda de quais laboratórios nos diversos estados brasileiros teriam interesse em se credenciar. Assim, poderemos encaminhar ao CGAL/MAPA solicitação para revisão dos processos de credenciamento de Laboratórios de Universidades e/ou outras Instituições e de Pesquisa, como forma de ampliar a rede de Laboratórios de Análise de Sementes Florestais.

 

Assim gostaria que todos os responsáveis técnicos e supervisores de laboratórios de análise de sementes florestais que tenham interesse em se credenciar no MAPA. Me enviem uma mensagem no seguinte molde:

Para: barbara.dantas@embrapa.br

Assunto: Credenciamento de laboratório para análise de sementes florestais

Corpo do email: Informar nome do laboratório, responsável técnico, instituição, endereço, espécies analisadas, tipo de estrutura para análise e quaisquer outras informações que considerarem relevantes. 

 

27/05 | Edital de Contratação de Técnicos Agrícolas



A Associação Plantas do Nordeste (APNE), no uso de suas atribuições legais, e em atendimento ao Acordo de Cooperação Financeira firmado por esta Instituição e o Fundo Socioambiental da Caixa, vem por meio deste edital, tornar público o processo de seleção para contratação de um profissional técnico de nível médio (agrícola, ambiental, pecuária), para atuar no Projeto Implementação de manejo florestal e familiar na mesorregião da Chapada do Araripe – Projeto: AC FSA Caixa n° 0073.065/2012.caatinga.   

 

O(a) candidato(a) deverá enviar um currículo profissional (podendo incluir experiência acadêmica), acompanhado de uma carta de intenções de, no máximo, 2 (duas) páginas, escrita ao próprio punho,  apresentando as razões que o(a) levam a concorrer ao cargo.  Os documentos deverão ser encaminhados para os endereços que constam no rodapé da página ou digitalizados e enviados para os seguintes endereços eletrônicos: pne@netpe.com.br ou suporte@plantasdonordeste.org

 

 

Acesse o Edital!

bottom of page