top of page

Notas

09/05 | Curso de “Integração Manejo-Pecuária”.



A Associação Plantas do Nordeste, com o apoio de profissionais da UFCG, irá realizar nos dias 13 e 14 de Maio de 2014, no campus da UFCG em Patos-PB o curso de “integração manejo-pecuária”. O público alvo será agricultores assentados do quadro do contrato de prestação de assistência técnica junto ao Serviço Florestal Brasileiro, dos municípios de Serra Talhada, Floresta, Betânia, Ingazeira, Belém de São Francisco, Orocó e Serrita, todos localizados no estado de Pernambuco. O curso tem o objetivo de capacitar os assentados nos processos de integração do manejo florestal da Caatinga com a pecuária, visando uma convivência harmônica da produção madeireira do plano de manejo florestal com a criação extensiva tradicional. Entre os principais temas que serão discutidos, está o manejo da caatinga para fins forrageiros, conservação de forragem (feno e silagem), uso e manejo de espécies da caatinga para fins forrageiros e o manejo do rebanho para agricultores familiares (alimentar, reprodutivo e sanitário).

20/03 | Planos de Negócio devem impulsionar a venda de produtos florestais



Agricultores beneficiados pelo do Projeto de Implementação de Manejo Florestal Familiar e Comunitário na Mesorregião do Araripe terão, em breve, a oportunidade de comercializar lenha de forma ambientalmente correta, legalizada e autônoma. A APNE iniciou desde fevereiro a elaboração dos Planos de Negócio, uma das etapas prevista no Projeto. Trata–se de um estudo onde realiza-se um planejamento de viabilidade e comercialização da madeira. Através do Plano de Negócio, o assentamento fornecedor e a empresa compradora terão a possibilidade de realizar a negociação de forma independente. Os planos de negócios estão sendo construídos de forma participativa com as comunidades beneficiadas com a atividade do manejo florestal nos assentamentos que já possuem a Autorização de Exploração Florestal (AUTEX) e outros que estão próximo de recebê-la. “O plano permite que o próprio assentamento procure o melhor comprador e negocie diretamente com a empresa pelo melhor preço. O que significa lucro e possibilidade de planejamento da demanda de lenha” explica Felipe Rabelo, engenheiro florestal da Associação Plantas do Nordeste. Atualmente, estão envolvidos nesta etapa os assentamentos Baixa Grande em Jati (CE), Nova Vida e Várzea Grande em Parnamirim (PE).

25/04 | APNE publica resultado final do processo seletivo para função de assessor(a) de comunicação



A Associação Plantas do Nordeste (APNE) divulgou, hoje (25/04), o resultado do Edital N° 01/2013. A jornalista Carolina Barros foi a profissional selecionada para atuar na Assessoria de Comunicação Institucional. O início dos trabalhos está previsto para o próximo dia 02 de maio.
O resultado está disponível, também, no site da ONG Chapada.

22/04| APNE participará de comemorações do Dia Nacional da Caatinga em Brasília e em Sumé



Nos próximos dias 25 e 26 de abril, a APNE, representada por Mário Marques, participará do "Seminário sobre estratégias de divulgação e implementação de experiências bem sucedidas de uso sustentável da biodiversidade da Caatinga" em Brasília. Este evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo contribuir para uma estratégia de divulgação de experiências em uso sustentável da caatinga e para a construção de políticas públicas que promovam sua adoção ou adaptação em larga escala. Nesta oportunidade, a APNE estará apresentando o manejo florestal madeireiro e a experiência da produção de lenha no assentamento Pipoca de Floresta – PE junto com o assentado Jaílson José.

No mesmo período, Frans Pareyn e Roberto Lima participarão da mesa redonda sobre experiências exitosas na Caatinga na II ExpoCaatinga: Tecendo Saberes – Interligando Práticas, em Sumé/PB.

10/03 | APNE insere manejo em programa do INSA



No próximo dia 14 de março, o coordenador geral da APNE, Frans Pareyn, participará do Programa Semiárido em Foco desenvolvido pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA). Na ocasião, será apresentada a palestra “Manejo florestal da Caatinga – uma possibilidade ou uma necessidade? ”A proposta do Programa Semiárido em Foco é difundir e refletir sobre pesquisas, experiências e conceitos associados ao campo da Ciência, Tecnologia e Inovação no Semiárido brasileiro. A palestra promoverá uma reflexão sobre a situação atual dos recursos florestais na Caatinga e dos seus usos. Será oportunidade para contextualizar o manejo florestal sustentado com a disponibilidade de recursos e das diferentes demandas dominantes na região e analisar de forma crítica suas contribuições ambientais, econômicas e sociais, em comparação com as demais atividades rurais. A palestra abordará ainda diversos comportamentos institucionais e da sociedade perante a implementação prática do manejo florestal.A APNE atua há mais de 10 anos na área de manejo florestal da caatinga realizando esforços significativos com pesquisa técnica e científica na busca de formas de manejo mais sustentáveis bem como na sua implementação direta voltada para manejo florestal comunitário em assentamentos rurais.

24/11| APNE realiza Curso de capacitação em boas práticas de extrativismo sustentável



No quadro da sua parceria com Departamento de Conservação da Biodiversidade (DCBio) da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a APNE estará realizando o Curso de capacitação em boas práticas de extrativismo sustentável de três espécies da caatinga (umburana de cambão, imburana de cheiro e angico de caroço).

As datas e locais do curso são:
Angico-de-caroço - 25 e 26/10/2012 - Serra Talhada/PE
Umburana-de-cambão - 08 e 09/11/2012 - Ibimirim/PE
Imburana-de-cheiro - 13 e 14/11/2012 - Pilões/RN

Informação adicional pode ser obtido com Frans Pareyn pelo telefone (81) 3271-4256 ou via e-mail suporte@plantasdonordeste.org.

bottom of page