top of page

Quem Somos

A Associação Plantas do Nordeste - APNE, é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, atuando na área de pesquisa e uso sustentável da vegetação natural do Nordeste.



A Associação foi oficialmente estabelecida em julho de 1994, com sede em Recife, Pernambuco, sendo responsável, inicialmente, pela gestão do Programa Plantas do Nordeste - PNE.



O Nordeste brasileiro foi eleito como ponto focal do programa, pelos aspectos sociais da região, e pela biodiversidade regional, sendo o Nordeste um dos maiores centros mundiais de diversidade biológica, a exemplo da flora, cuja diversidade está estimada em cerca de 20.000 espécies.


“Plantas Nativas para o povo local"



O Programa Plantas do Nordeste, busca aprimorar-se na tarefa de promover conhecimento científico sobre a vegetação nativa da Região Nordeste do Brasil,  colocando-se a serviço da população da região.

Missão 

​Aumentar o conhecimento e compreensão das plantas nativas do Nordeste para permitir melhor gestão do meio ambiente, visando sua conservação e uso sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Objetivos

  1. Beneficiar a população do Nordeste brasileiro através da geração, divulgação e aplicação de conhecimento sobre a vegetação da região;

  2. Promover a conservação e preservação de plantas  do Nordeste brasileiro;

  3. Ampliar, através de treinamentos,  capacitação e assistência técnica e extensão rural, o nível de conhecimento e de utilização sustentável da flora nordestina.

  4. Contribuir para a educação ambiental, através da produção de material didático;

  5. Prover com instituições e técnicos ligados a área ambiental, mecanismos de colaboração e de intercâmbio nacional e internacional;

  6. Captar recursos, no Brasil e no exterior, para o financiamento de suas atividades.

  7. Promover a assistência social, junto aos produtores rurais de base familiar em situações de vulnerabilidade ou risco social, via o uso racional dos recursos naturais do Nordeste;

  8. Promover o ensino e a pesquisa científica dos recursos vegetais e do seu uso sustentável;

  9. Produzir, distribuir e comercializar os produtos desenvolvidos no âmbito de seus projetos e atividades;

  10. Prestar atendimento e consultoria tecnológica a produtores rurais, usuários, entidades de assistência técnica e à sociedade em geral, no âmbito do seu conhecimento e especialização.

bottom of page