APNE fortalece diálogo para efetivação de estratégias de combate a desertificação junto à ASA

A Associação Plantas do Nordeste (APNE) registrou participação no encontro da coordenação estadual da Articulação do Semiárido (ASA) de Pernambuco, ocorrido nesta quarta-feira (03/07) em Araripina – PE. Ao todo dezesseis entidades membros da coordenação, estiveram reunidas para discutir junto à ASA, o desenvolvimento dos programas institucionais, uso de ferramentas e planejamento de atividades do fórum. 

A APNE, representada pelo coordenador do projeto de manejo florestal sustentável, Mario Marques colaborou com os processos de discussão sobre a necessidade de inserir na dinâmica da articulação, ações que fomentem e viabilizem a construção de estratégias de combate à desertificação, na perspectiva da convivência com o Semiárido. Na oportunidade foi reafirmado o compromisso da ASA de colaborar com a aplicação de políticas para a efetivação de alternativas à degradação ambiental.No intuito de consolidar a criação de novas iniciativas, a APNE estará em breve, reunida com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e ASA para elaborar mecanismos participativos que possam garantir o combate a desertificação de forma legítima.

“O manejo florestal sustentável proporciona aos produtores rurais uma nova fonte de trabalho e renda nas suas terras e consequentemente, mais uma alternativa de convivência com o semiárido. Ao mesmo tempo que condiciona os trabalhadores a uma atividade produtiva seguindo os cuidados pertinentes ao meio ambiente, contribui positivamente contra os efeitos da desertificação na região” ,afirma Mario.

 

APNE - Associação Plantas do Nordeste 

Rua Dr. Nina Rodrigues, 265 - Iputinga - Recife - Pernambuco | CEP: 50.731-280 | 00 55 (81) 3271.4256

  • facebook-square