top of page

APNE participa da XV Semana de Engenharia Florestal da UFRPE

Durante os dias 17 a 20 de dezembro de 2012, no Recife, aconteceu a XV Semana de Engenharia Florestal promovida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com o tema O Mercado de Trabalho e a Empregabilidade dos Engenheiros Florestais, o evento trouxe para estudantes, professores, alunos e profissionais palestras, mesas redondas, trabalhos e minicursos relacionados à temática. O engenheiro florestal da Associação Plantas do Nordeste (APNE), Felipe Rabelo, levou para o momento a experiência da organização que, há 18 anos, desenvolve trabalhos de manejo florestal na Caatinga brasileira.



Os quatro dias de evento contaram com dinâmicas que mostraram aos iniciantes no mercado as perspectivas do profissional na área. Além disso, os qualificaram para o uso de ferramentas específicas que fazem parte do dia a dia do engenheiro florestal. A ação da APNE apareceu como referencia para os participantes entenderem como se dá o trabalho de um engenheiro na prática, especialmente, nas regiões de Caatinga.

 

Felipe Rabelo apresentou um dos mais recentes projetos desenvolvidos pela associação que busca implementar planos de manejo florestal na mesorregião da Chapada do Araripe, com o financiamento do Fundo Socioambiental, através da Caixa Econômica Federal. Dentro do projeto, o engenheiro destrinchou as atividades desenvolvidas por ele e sua equipe, como o mapeamento de propriedades para o manejo, elaboração de inventários florestais, estudo de vegetações, elaboração de mapas entre outras.


“Esse foi um importante momento para que os alunos vissem não só relatos científicos, mas um relato profissional de um engenheiro florestal dentro da Caatinga”, explicou Felipe. As peculiaridades do bioma e os desafios encontrados nessas regiões se juntaram às possibilidades de trabalhos que os jovens engenheiros poderão se deparar e estudar. A APNE pôde aprofundar e levar novas informações para o mercado contribuindo para o aperfeiçoamento profissional e mostrando a importância do engenheiro florestal para o desenvolvimento sustentável de regiões como a Caatinga.


Arméle Dornelas
Assessora de Comunicação
Associação Plantas do Nordeste (APNE)

bottom of page