APNE realiza 6º Curso de Manejo Florestal da Caatinga.

Nos dias 2 e 3 de outubro de 2014, foi realizado o Curso de Manejo Florestal Sustentável na Caatinga, para alunos do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Esse curso é o sexto curso realizado no quadro do Projeto de promoção do manejo florestal junto a assentamentos na região do Araripe, apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa.

 

O curso consistiu de duas etapas sendo uma teórica e outra prática. O curso foi realizado em Serra Talhada, no Centro Tecnológico do Pajeú (CTP).

 

O curso abordou uma diversidade de temas: a caatinga e as suas potencialidades, manejo florestal e elaboração de Plano de Manejo, o uso de motosserra e os cuidados com pastoreio, legislação ambiental voltada para manejo florestal, comercialização e sistema DOF.

No segundo dia foi realizada uma visita técnica ao Projeto de Assentamento Baixa Grande, Jati – CE onde os participantes tiveram a oportunidade de observar as marcações dos talhões, as picadas, o mapa do uso do solo, abertura de parcelas, a técnica de medição da lenha empilhada utilizada por cerâmicas, calcinadoras e outros possíveis compradores. Foram apresentadas ainda as técnicas de exploração e transporte, além da regeneração da vegetação e das técnicas mitigadoras para a atividade. Por fim, foram debatidas questões organizacionais, tais como: divisão de renda, trabalho coletivo e transporte.

 

O curso portanto, possibilitou uma vivência prática de alunos contribuindo para a sua formação profissional.

APNE - Associação Plantas do Nordeste 

Rua Dr. Nina Rodrigues, 265 - Iputinga - Recife - Pernambuco | CEP: 50.731-280 | 00 55 (81) 3271.4256

  • facebook-square