top of page

Gestão e conservação da RPPN Fazenda Almas

A RPPN Fazenda Almas é a quarta maior RPPN do bioma Caatinga e a maior RPPN do estado da Paraíba. Ocupa uma superfície de 3.505 hectares de um total de 5.247 hectares da Fazenda Almas, localizada no município de São José dos Cordeiros no Cariri paraibano. 
 
A fazenda foi criada em 1990 e desde 2006, a APNE em conjunto com a UFPB-DSE vem atuando ativamente para promover a gestão e a conservação da RPPN. Neste sentido são desenvolvidas ações de proteção, delimitação, infraestrutura e fiscalização, além de estudos e pesquisas para caracterizar e avaliar a biodiversidade presente na área.
 
Desde 2012 a APNE juntamente com a UFPB visam consolidar a RPPN no contexto sócio - ambiental da região fortalecendo a gestão e a conservação, de modo a permitir a sustentabilidade assegurando a adequada proteção contra as principais ameaças externas: caça predatória e invasão por animais domésticos.
 
A RPPN já possui Plano de Manejo, onde promove o fortalecimento das pesquisas biológicas, a promoção do envolvimento e participação de atores sociais locais e regionais e a adequação ambiental das propriedades. Estão incluídas a promoção de atividades de educação ambiental em escolas e comunidades da região e visitas orientadas para a RPPN. Além das ações mencionadas, o Plano de Manejo indica as diretrizes para difusão das boas práticas de conservação e a adequação da proteção da Reserva, através de ações permanentes de fiscalização, entre outras atividades.
 
Atualmente a RPPN recebe apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza visando a consolidação da gestão e conservação da RPPN nas atividades de educação ambiental, fiscalização e pesquisa com espécies ameaçadas. Até o final de 2014 a RPPN contou com o apoio do Tropical Forest Conservation Act (TFCA), através do (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) Funbio onde foram aportados recursos financeiros para a elaboração do seu Plano de Manejo e estruturação da reserva.

Como parceiros ativos e permanentes, desde a atuação da APNE, a Reserva recebe apoio da família Braz (proprietários da RPPN Fazenda Almas), além da Profa. Maria Regina de V. Barbosa (UFPB), Dr. William Wayt Thomas (New York Botanical Garden) e da Profa. Alecksandra Vieira (UFCG).

Fôlder

IV  Mostra cultural e Cientifica da Escola Bartolomeu Maracajá

 

Paródia – Pé de Serra (Luiz Gonzaga)


Adaptação de Givaldo de Assis Leite


Cantada por Priscila Custódio


Orientação das professoras: Maria Itamar, Ana Rosa, Vanuza Holanda e Maria da Guia (Primeiros Saberes da Infância) São José dos Cordeiros-PB.

 

Apoio / Projeto Atual:

Projeto Consolidação e conservação da RPPN Fazenda Almas/PB, mediante a implementação do seu plano de manejo.

 

Parceiros: UFPB, NYGB, UFCG, Família Braz

 

Apoio/financiamento: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

 

 

bottom of page