Projeto de Manejo Florestal comunitário e familiar na Mesorregião da Chapada do Araripe

O Projeto de Manejo Florestal comunitário e familiar na Mesorregião da Chapada do Araripe é desenvolvido em noventa e cinco cidades dos estados Pernambuco, Piauí e Ceará nas regiões do Vale dos Guaribas (PI), Cariri (CE) e Sertão do Araripe (PE). A iniciativa tem como proposta, promover a implementação do manejo florestal sustentado em 10.000 hectares da caatinga, de forma a oferecer uma fonte sustentável de lenha para a indústria de gesso, cerâmica e alimentícias, e  ao mesmo tempo gerar emprego e renda aos assentamentos da reforma agrária, através do INCRA e CF.


As ações compreendem a seleção e caracterização dos projetos de assentamentos, a capacitação dos assentados e técnicos de ATER, a realização de Intercâmbios e a elaboração e implementação de Planos de Manejo Florestal Sustentado. Estão entre as propostas a inserção de atividades relacionadas e a diversificação da produção florestal (produtos não madeireiros) como alternativas de convivência com o Semiárido.

 

A ideia é que o manejo viabilize o combate ao desmatamento ilegal e à desertificação, e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Atuam ao lado da APNE na execução do projeto, o Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) e o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (CHAPADA), entidades não governamentais  parceiras. O projeto iniciado em 2012 tem duração de dois anos, é financiado pela Caixa Econômica Federal, através do Fundo Socioambiental e recebe  apoio do Ministério do Meio Ambiente.

 

Assentamentos Assistidos pelo Projeto

Informativos

Situação Atual do Projeto
Situação Atual do Projeto
Situação Atual do Projeto

APNE - Associação Plantas do Nordeste 

Rua Dr. Nina Rodrigues, 265 - Iputinga - Recife - Pernambuco | CEP: 50.731-280 | 00 55 (81) 3271.4256

  • facebook-square