Estatística Florestal da Caatinga

Ano 2 - Volume 2

 

A APNE lança o Número 2 da Revista Estatística Florestal da Caatinga, onde procura dar continuidade à divulgação de resultados gerados por diferentes iniciativas que visam à geração de informação. Os levantamentos foram realizados principalmente no quadro do Projeto “Avaliação e Implementação Comunitária de Manejo Florestal Sustentável da Caatinga” implementado pela APNE no quadro do Programa Tropical Forest Conservation Act (TFCA) gerenciado pelo FUNBIO e contou com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro. Ainda diversos outras instituições e profissionais colaboraram para compor o conjunto de informações apresentadas.

 

Este segundo número apresenta, além de tabelas e bancos de dados que atualizam aquelas apresentadas no primeiro número, três novos artigos.

  • O primeiro trata de uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente por meio do Serviço Florestal Brasileiro que apóia direta e indiretamente o manejo florestal sustentável em assentamentos da reforma agrária na Caatinga e os impactos positivos e os desafios enfrentados por aqueles envolvidos nesta atividade.

 

  • O segundo tem por objetivo ponderar a oferta de biomassa por fontes, nos estados de Ceará e Paraíba, nos quais a presença do bioma Caatinga é particularmente importante. As análises, mesmo parcialmente obtidas por extrapolação, revelam a importância do desmatamento ilegal na região (que abastece 56% a 69% do consumo industrial) e identificam o insuficiente monitoramento e fiscalização dos órgãos ambientais como fatores agravantes. 

 

  • O terceiro artigo procura identificar a influência da precipitação média anual sobre as taxas de crescimento da caatinga manejada. A escolha desse parâmetro de avaliação foi orientada pelo fato de que é reconhecida como uma variável ambiental decisiva em regiões semiáridas.

 

Espera-se que as informações contidas neste número da Revista, possam servir como referência não só na tomada de decisão sobre o uso sustentável dos recursos florestais, como possa também apontar caminhos para aqueles que estudam e pesquisam este importante Bioma brasileiro. Acreditamos que somente com informação consistente e relevante  poderemos   contribuir para a melhoria da qualidade de vida para aqueles que vivem na Caatinga.

APNE - Associação Plantas do Nordeste 

Rua Dr. Nina Rodrigues, 265 - Iputinga - Recife - Pernambuco | CEP: 50.731-280 | 00 55 (81) 3271.4256

  • facebook-square