Informativo da Associação Plantas do Nordeste - Ano 03 - Nº 19 - 21/07/04

PROBIO I
APNE participa de treinamento do PROBIO


Nos dias 01 a 03 de junho a APNE participou do treinamento oferecido pelo PROBIO no quadro do Projeto "Espécies da Flora Nordestina de Importância Econômica Potencial". Este projeto foi aprovado a partir da carta-consulta lançado pelo MMA-PROBIO em fevereiro de 2004. O projeto visa identificar espécies da flora nativa da região com potencial econômico para uso por comunidades rurais e agricultores familiares bem como para utilização comercial em nível regional, nacional e internacional. Trata-se de uma parceria entre a APNE, a UFPE, a UEFS, o CPATSA, a UFRPE, a UFPB, a EMBRAPA Meio Norte e a Associação Caatinga. Participaram do treinamento o Dr. Everardo Sampaio, coordenador técnico do Projeto e Frans Pareyn, membro da equipe técnica e administrativa-financeira. O treinamento foi o primeiro passo preparatório à assinatura do Convênio que viabilizará o início das atividades. Esperamos ansiosos para esta assinatura para iniciar os trabalhos e desenvolver mais uma contribuição para o uso sustentável e conservação da biodiversidade da região.

Maiores informações :
Frans Pareyn: pne@netpe.com.br
Everardo Sampaio: esampaio@ufpe.br
 
APNE realiza Workshop local sobre Manejo Sustentado da Caatinga.

Nos últimos dias 5 e 6 de julho, a APNE, no quadro das ações realizadas de manejo florestal sustentado da caatinga na região do Moxotó, no estado de Pernambuco, realizou o Workshop "Manejo Sustentado da Caatinga - uma experiência na região do Moxotó-PE". O evento foi realizado em parceria com o Jardim Botânica do Kew, o IPA e a AESA. Em um primeiro momento foram apresentadas e discutidas experiências dos projetos Madeiras e de Caroalina no auditório da AESA, em Arcoverde. O segundo dia foi dedicado à visita de campo, conhecendo as experiências de manejo e carvoejamento em Caroalina. Por sua vez, as mulheres de Caroalina apresentaram os seus trabalhos de viveiro, plantas medicinais e artesanato de caroá. O dia terminou na Estação Experimental do IPA, onde o experimento de manejo do Projeto Madeiras foi visitado. Participaram do evento mais de 40 pessoas ligadas às ONG´s, instituições governamentais e comunidades rurais. A avaliação positiva do evento nos estimula a realizar outros encontros e intercâmbios no futuro.




Maiores informações :
Frans Pareyn: pne@netpe.com.br
PROBIO II
Mais uma proposta aprovada pelo PROBIO


No início do mês de julho recebemos a boa notícia de que a proposta do Projeto "Levantamento da Cobertura Vegetal e do Uso do Solo do Bioma Caatinga", foi aprovada pelo PROBIO, em atendimento ao edital PROBIO 02/2004. O Projeto é uma parceria entre a APNE, a UEFS, a EMBRAPA-Solos, o CPATSA, a UFRPE, a UFPB, a UFC, a UFRN, o CRA e a SEMARH-SFC. O objetivo é realizar o mapeamento dos remanescentes da cobertura vegetal e do uso das terras do bioma caatinga, com caracterização básica das diversas tipologias vegetais. Além disto, o mapeamento seguirá uma metodologia básica padronizada para todos os biomas brasileiros, o qual deverá gerar subsídios para a formulação de políticas públicas para a conservação e utilização sustentável da biodiversidade no país. O coordenador técnico do projeto é o Prof. Washington Rocha, da UEFS.
Desde já agradecemos a colaboração e parabenizamos todos os envolvidos e temos certeza que este esforço conjunto promoverá um resultado de alta qualidade e utilidade, complementando uma série de esforços dos quais a APNE tem sido parceiro. Mãos a obra!

Maiores informações :
Frans Pareyn: pne@netpe.com.br
Washington: wrocha@uefs.br


Equipe de Kew realiza visita técnica
No período de 28 de junho a 08 de julho, o pesquisador Peter Gasson e a coordenadora do PNE no Kew, Amélia Baracat, realizaram uma visita técnica ao Brasil no quadro do Projeto Madeiras. Foi realizada uma visita de acompanhamento e orientação junto ao doutorando Lázaro Benedito da Silva, desenvolvendo estudos de anatomia da madeira dentro do Projeto em colaboração com o Jodrell laboratory do Kew. Em Pernambuco, participaram do segundo monitoramento do Projeto Madeiras, avaliando a regeneração da caatinga após as intervenções realizadas em 2002. Na oportunidade também participaram do Workshop realizado nos dias 5 e 6 de julho. A visita técnica foi fundamental para integrar da melhor forma possível as diversas ações e planejar e orientar a continuidade do projeto. A próxima visita da equipe do Kew está prevista para o final de 2005.

Maiores informações :
Frans Pareyn: pne@netpe.com.br

Amélia Baracat: a.baracat@rbgkew.org.uk

Editores: Frans Pareyn, David Hasset & Fátima Agra
Design: José Luiz Vieira
Caso não queira receber o “APNE em destaque”,
Spor favor enviar um e-mail para suporte@plantasdonordeste.org
Av. General San Martin, 1371 – Bloco 7 – Sala 5/6 – Bonji – 50761-000 – Recife/PE
Fone/fax: (0++81) 3446 1486 – suporte@plantasdonordeste.org
www.plantasdonordeste.org