Informativo da Associação Plantas do Nordeste - Ano 02 - Nº 13 - 09/10/03

APNE firma acordo de cooperação

APNE firma acordo de cooperaçãoA APNE está firmando mais uma parceria oficial através de um Acordo de Cooperação com o Ministério do Meio Ambiente - MMA, no quadro do Programa Nacional de Florestas. Este acordo estabelece termos gerais de colaboração técnica na área de recursos florestais. Ações e atividades específicas serão objeto de convênios complementares a serem firmados oportunamente. Esses diálogos sempre são intermediados pela Unidade de Apoio no Nordeste do MMA em Natal (UAP-NE). Sem dúvida, o novo acordo contribuirá para o fortalecimento das ações de pesquisa e programas de silvicultura sustentável desenvolvidos por ambas instituições.

Maiores informações :
Frans Pareyn: pne@netpe.com.br

APNE participa do IX Seminário de Viabilização do Semi-Árido

No período de 18 a 20 de agosto participamos do IX Seminário sobre Valorização do Semi-Árido, realizado no auditório do SEBRAE em Recife/PE. O evento foi realizado pela UFPE - Departamento de Nutrição e o SEBRAE - PE e contou com o apoio da APNE, a FACEPE, a SPRRA, o IPA e o IMIP. Na programação constaram painéis sobre a palma forrageira, plantas nativas e cultivadas, recursos hídricos, experiências de convivência com o semi-árido e políticas públicas. Este Seminário, que contou com mais de 200 participantes, sem dúvida ficou com um destaque especial entre os eventos históricos anuais realizados pelo famoso nutricionista Dr. Malaquias Batista Filho. Na oportunidade, a APNE esteve presente com um pequeno stand para divulgar o seu trabalho.


Maiores informações :
Frans Pareyn: pne@netpe.com.br

Projeto Madeiras realiza o primeiro monitoramento

Através de uma ação integrada com os centros de educação locais e regionais está sendo realizado o primeiro monitoramento das áreas experimentais do Projeto Madeiras nas estações do IPA em Serra Talhada, Sertânia e na comunidade de Caroalina. O objetivo é avaliar qualitativamente a recuperação das espécies nos diferentes regimes de manejo florestal dentro de um trabalho participativo e educativo com estudantes. Em Serra Talhada participa a faculdade local de biologia. Em Sertânia e Caroalina há a participação da Escola Municipal de Caroalina e da antiga Escola Agrícola de Sertânia, bem como da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). As ações incluem um conhecimento e uma discussão aprofundada da metodologia, medições de campo, avaliação dos resultados e suas apresentações nas escolas. No final do monitoramento é prevista uma oficina de trabalho conjunta para intercâmbio de resultados.

Maiores informações :
Frans Pareyn: pne@netpe.com.br

APNE recebe Imunidade

Após uma série de esforços e avaliações, a APNE recebeu, recentemente, o título de Imunidade Municipal junto à Prefeitura da Cidade do Recife. Esta conquista foi o primeiro passo para enquadrar a APNE como uma entidade de utilidade pública.



Maiores informações :
Lúcia Helena: pne@netpe.com.br

Editores: Frans Pareyn, David Hasset & Fátima Agra
Design: José Luiz Vieira
Caso não queira receber o “APNE em destaque”,
por favor enviar um e-mail para suporte@plantasdonordeste.org
Av. General San Martin, 1371 – Bloco 7 – Sala 5/6 – Bonji – 50761-000 – Recife/PE
Fone/fax: (0++81) 3446 1486 – suporte@plantasdonordeste.org
www.plantasdonordeste.org