APNE em destaque

Informativo da Associação Plantas do Nordeste - Ano 02 - Nº 06 - 18/03/03


A Associação Plantas do Nordeste (APNE) é uma organização não governamental que reúne botânicos e outras pessoas interessadas em promover a ampliação dos conhecimentos e a utilização racional dos recursos vegetais nordestinos

Visitas de Intercâmbio

Dando continuidade às atividades comunitárias desenvolvidas pela APNE, principalmente no quadro dos Projetos Caroalina (AACC/FNMA) e Madeiras (RBG-Kew, Clothworkers’ Foundation), foram realizadas já em 2003 três visitas de intercâmbio:

  • 28-29 de janeiro: integrantes da comunidade de Caroalina visitaram as ações do Projeto IDT, nos municípios de Lagoa Seca e Solânea (PB), desenvolvidas pela AS-PTA - Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa.  Conheceram as experiências do Sindicato e da Catequese Familiar com plantas medicinais, manejo da pastagem nativa e conservação da biodiversidade local.









     

 

 

  • 11 de fevereiro: visita de intercâmbio para a comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas em Salgueiro (PE) para conhecer as experiências de beneficiamento do Caroá.  Para os leitores que talvez não o conheçam, o caroá (Neoglaziovia variegata (Arr. Cam.) Mez.) é uma bromeliácea nativa que é componente muito importante do estrato baixo da caatinga, tendo sido, no passado, uma excelente fonte de fibra dura.  De folhas listradas, flores protegidas por brácteas com coloração viva e frutos em bagas suculentas, a planta se destaca no meio da vegetação do semi-árido.  As fibras são usadas na manufatura de barbantes, redes de pesca e tecidos.  Participaram do encontro a APNE, a comunidade de Caroalina, CONVIVER – Mirandiba, CECOR – Centro de Educação Comunitária Rural - Serra Talhada e a FADE – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE.



     
  • 11 de março: dia de campo em Mirandiba sobre as ações da ONG CONVIVER. Foram visitadas experiências com umbuzeiro, apicultura, manejo pastoril da caatinga e uso do caroá.  Participaram representantes da APNE, da comunidade de Caroalina, do CECOR, de Conceição das Crioulas, da CAATINGA, Prefeitura, sindicatos e comunidades locais.

De forma geral, essas visitas de intercâmbio mostraram-se eficazes para a troca de experiências entre agricultores e técnicos.  Além disso, são ferramentas de dinamização das atividades nas diversas comunidades trabalhadas.

APNE recebe visita de monitoramento do PROBIO

Nos dias 25-26 de fevereiro, recebemos uma visita de monitoramento do Programa PROBIO no quadro do Projeto “Chapada Diamantina: Biodiversidade”.  O PROBIO tem como objetivo apoiar a realização de pesquisas e avaliações de biomas, em prol da conservação e uso sustentável da biodiversidade brasileira. 
O Programa resultou do Acordo de Doação firmado em junho de 1996 entre o Governo Brasileiro e Fundo para o Meio Ambiente Mundial - GEF/BIRD, envolvendo recursos do Tesouro Nacional (US$ 10 milhões) e do GEF (US$ 10 milhões); é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e tem como gestor administrativo o CNPq. 
A visita foi realizada pelo consultor Danilo Pisani de Souza visando o monitoramento do desempenho administrativo-financeiro do Projeto, mediante avaliação e ajuste das maneiras de operar da APNE.  Como resultado da visita foi preparado um “Protocolo de Procedimentos” que ajudará a coordenação técnica e a equipe de campo a ter uma maior eficácia na execução do Projeto junto à administração da APNE.

XXVI Reunião Nordestina de Botânica

Vale lembrar que será realizada em Fortaleza, no período de 19 a 21 de março de 2003, a XXVI Reunião Nordestina de Botânica. O evento, a ser realizado no Campus do Pici da UFC, contará com diversos mini-cursos, palestras, mesas redondas e sessões técnicas, tendo como tema principal “Biodiversidade e Conservação”.  A sessão de abertura será no Auditório Castelo Branco da Reitoria da UFC às 19 h no dia 19/03/03.  Desejamos muito sucesso ao evento!

Novo Bolsista FACEPE

Desde 1º de fevereiro, a APNE em conjunto com o IPA, implantou uma bolsa PIBIC através da FACEPE.
A FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – oferece bolsas de iniciação científica com o objetivo de incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação mediante sua participação em projetos de pesquisa, estimulando também, os pesquisadores produtivos e otimizando a capacidade da instituição na formação de profissionais altamente qualificados.  O PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - conta com recursos do Governo de Pernambuco e do CNPq.
O novo bolsista, Thiago Gama de Lima Neto, atuará no quadro do Projeto Madeiras com análise de solo e estudo da ocorrência de microorganismos ambientais nas áreas relevantes.  Damos as boas vindas e desejamos muito sucesso ao novo bolsista.


Editor: Frans Pareyn
Design: José Luiz Vieira
 

Caso não queira  receber o “APNE em destaque”,
por favor enviar um e-mail para

pne@umbuzeiro.cnip.org.br


Av. General San Martin, 1371 – Bloco 7 – Sala 5/6 – Bonji – 50761-000 – Recife/PE
Fone/fax: (0++81) 3446 1486 –
suporte@plantasdonordeste.org

www.plantasdonordeste.org